quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Projetos de Vida

Ela estava para receber uma quantia enorme de dinheiro, muito grande mesmo. Decidiu planejar onde aplicá-lo, de modo a realizar antigos sonhos dela e de seu companheiro. O tempo era curto pois queria tudo definido antes de o dinheiro chegar. O foco principal era transformar a casa da serra na sonhada morada.
Construiriam uma piscina e uma sauna na parte plana do terreno, onde o sol incide por todo o dia. Cortariam os pinheiros que deixavam a casa na sombra à tarde, portanto, muito fria no inverno. Reduziriam a quantidade de grama dos jardina próximos à casa para diminuir os mosquitos, cujas picadas infernizavam seus finais de semana.
Colocariam forro de madeira no andar de cima, completando concepção original dele quando ampliara a casa. Providenciariam pintura nova e comprariam móveis confortáveis. O conforto era agora, já bem mais velhos, uma preocupação maior que no passado, quando as obras de expansão foram executadas. Aconchego é o que buscavam.
Juntos não conseguiram idealizar o quarto dos livros e o do som, reiterado desejo dos dois. Mas conseguiram decidir a localização do chalé da escrita, onde ela pensava criar suas histórias, recolhida ao modo de Isabel Allende, na fantasia do romance.
Teriam que correr para suspender a ordem de venda da casa, ainda mais que tinham compradores em vista.
Projetos de vida com planejamento muito atrasado. O tempo não parava de correr. Subestimara o tempo. Queria comprar um apartamento para cada filho, que fosse localizado próximo ao deles, mas ainda teria que ouvir, não só a ele, como a cada um dos filhos. E tinha que decidir o que propor para o entorno da casa da serra. Dependendo do que fizesse, poderia se converter numa ocupação para ele, enquanto as salas da Barra poderiam se transformar em um Centro de Cultura, ocupação para ela. A hora era essa. Mas, como? Calma! Que erro! Ele ficaria na serra e ela no Rio, à beira mar?
Aquele dinheiro inesperado era dela. Estavam além do meio da vida e pensou aplicar o dinheiro no cenário de uma nova vida para ambos - a última parte da vida de cada um, com certeza. Estavam juntos, estava bom, a partir dali seria só saborear. Mas qual! Ele não aceitaria. Com todo esse dinheiro ele não precisaria mais trabalhar e, ainda que só faltasse um par de anos para se aposentar, ele não iria parar. Não pararia nem para fazer uma viagem longa. Era assim e não cederia. Inflexível, manteria o planejado, cumpriria horários e trabalharia até a aposentadoria.
O tempo se esgotara. Questões fundantes não puderam ser decididas a dois. Lamentou, mas não se estressou. Logo chegou a notícia. Ela não conseguira ganhar na Loteria.

Carmem Garcia

Um comentário:

  1. PRO:
    Idéia e genial, não tinha lido o roteiro antes, mesmo tendo escutado por alto em sala de aula me surpreendi no final, e que q chamamos no âmbito de roteiro como plot twist.

    COM:
    Muito longo, eu estava lendo sobre a reforma da casa e pensando, qual e a historia, sim, no final ela se paga, porem, eu cortaria o texto pela metade, e daria um foco maior ao conflito do casal.

    ResponderExcluir