sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Saga familiar em cinco linhas - Laís Pimentel

O primeiro Francisco chega, em Minas, há dois séculos, saído de uma prisão dos Açores. Casa e faz um herdeiro que recebe seu nome. Este Francisco cresce, se torna o maior nome do Direito no país e tem 11 filhos. Um deles mata estudante em tumulto em frente à faculdade criada pelo pai. A lei perdoa. O patriarca, não. Envergonhado, o velho se muda, com a família, para o Rio.

6 comentários:

  1. Oi Lais, gostei do começo, mas acho que ficou faltando um final. talvez se tivesse terminado no "A lei perdoa. O patriarca, nao". Teria terminado melhor. mas a história é boa...

    ResponderExcluir
  2. É uma possibilidade, sim. Mas eu queria mostrar mais um deslocamento desta família (que é a minha...). Açores, Belzonte, Rio. Agora, uma curiosidade, quem postou este comentário? Assine, please. Estou vendo só que foi Oficina de narrativas! beijos e obrigada pelo olhar!

    ResponderExcluir
  3. oi Laís
    gostei bastante e gostei também do comentário do anônimo, e acho que ainda ficaria com a sua intenção.
    curiosidade ... sou descendente de Açoreanos como você.
    marcelo correa

    ResponderExcluir
  4. PRO:
    Gosto de como todo o destino da família esta ligado a lei, cada vez que se muda o pendulo da balança da justiça, se muda de região, na verdade sempre que alguém e perdoado pela lei. Gosto também de como vc faz a transição de prisioneiro a defensor da lei (claro q muitos podem argumentar que a única diferença entre um advogado e um bandido e o terno), e aprecio a ironia do auto exilo.

    COM:
    5 linhas pra narrar uma estória de dois séculos e pouco, temos dois Franciscos, em 3 gerações, algum dos 11 filhos herdou o nome?

    ResponderExcluir
  5. Amei o comentário, Marcello! E, sim, um dos 11 filhos se chamava Francisco mas ele era o esquisitão da geração. Quase o coloquei como o assassino, podia ser melhor dramaturgicamente, mas optei por ser fiel à história real, da minha família. Na geração seguinte viria meu pai e, na posterior, meu filho! beijos e obrigada!
    lais

    ResponderExcluir
  6. Gostei da história e como você contou bem enxuta.
    bjs
    Patricia

    ResponderExcluir